A INICIATIVA APÓ
É um coletivo, que atualmente almeja se tornar uma Startup. Atua no processo de prototipagem do Viveiro Educador Agroecológico de produção e comercialização de árvores nativas, em sincronia com pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Além disso, promove a educação ambiental através de jogos teatrais, alfabetização ecológica, científica e oficinas artísticas. Também está em processo de produção de jogos eletrônicos sobre a biodiversidade da fauna e flora nativas e das unidades de conservação do estado de MG, buscando incentivo e captação de recursos para lançamento de aplicativos compatíveis com sistemas operacionais em dispositivos móveis e navegadores web em computadores.
Uma das vertentes de atuação da equipe são os editais de fomento via leis de incentivo cultural, sendo contemplada em diversos editais de municípios do sul de MG via Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc nas temáticas de teatro, audiovisual e eventos culturais.
OBJETIVO
Inovar e contribuir na ação contra a mudança global do clima, por meio de pesquisa e conhecimento do cultivo de árvores nativas e reflorestamento, desempenhado originalmente pelos povos indígenas e comunidades quilombolas, junto à terra e seus recursos naturais.
GERMINAÇÃO
A Iniciativa APÓ foi projetada através da inquietação, observação e prática da estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas, Glaucia Regue. Foi transformada em startup no IFSULDEMINAS - Inconfidentes com a formação de uma equipe multidisciplinar de amigos estudantes. O time firmou parceria com o campus por meio do termo de utilização de 50m2 do viveiro da instituição para a validação de manejo e comercialização de 1.500 mudas de espécies nativas florestais, bem como a condução de visitas de educação ambiental no viveiro institucional.
FASE ATUAL
A startup foi pré-incubada na Incubadora de Empresas Mistas INCETEC do IFSULDEMINAS - Inconfidentes, onde foi selecionada na 3° (2022) e 4° (2023) corridas de Startups da FADEMA - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico, iniciando a conexão entre a tecnologia, seguindo conceitos de startup enxuta (RIES, 2012), modelando e conversando com a estrutura de viveirismo agroecológico educativo que está sendo desenvolvida.
Atualmente a startup estabelece uma parceria com a Ecovila Aldeia Outro Mundo, situada no município de Lagoinha - SP, trabalhando na construção da primeira unidade do viveiro APÓ e Aldeia Outro Mundo.
AGROECOLOGIA - SUSTENTABILIDADE - BIODIVERSIDADE