Produtora rural, estudante ser inventivo sonhadora e pé no chão aprendendo a empreender fundadora do projeto ‘’Viveiro Educador Agroecológico APÓ’’
Afro-brasileira, condutora e arte educadora ambiental
com o personagem Regue as Plantas.
Atua na conquistas de novos parceiros e na busca de editais para a implantação e construção do Viveiro Educador Agroecológico APÓ Na Aldeia Outro Mundo Lagoinha -SP
Graduando em Investigação Forense e Perícia Criminal pela Sociedade de Ensino Superior Estácio Ribeirão Preto. Mestre em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas, graduação em Tecnologia em Agrimensura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (2009). Formação profissionalizante em Técnico em Agropecuária com habilitação em agroindústrias pela Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes (2006). Possui curso de Pós-graduação Lato sensu em Ensino de Biologia pela Faculdade FINOM / Instituto Prominas (2012). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em microbiologia de alimentos e desenvolvimento de novos produtos. Conselheiro do Projeto de Inovação e Empreendedorismo Iniciativa Apó.
Servidor Público Federal em caráter efetivo no instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Inconfidentes.
Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFSULDEMINAS - campus Inconfidentes, foi bolsista no Laboratório de Morfologia e Produção Vegetal. Atuou como bolsista na Estufa de Ervas Medicinais, também no campus Inconfidentes, onde adquiriu conhecimentos e interesse pela pesquisa na área. Trabalhou na curadoria do Herbário do Museu Laércio Loures, também no Campus Inconfidentes.
É tecnólogo em Design Gráfico/Comunicação Visual pela UNIP - Jundiaí/SP e cursa Licenciatura em Pedagogia pelo IFSULDEMINAS - Inconfidentes/MG. Artista independente com atuação em diversos projetos socioculturais e artísticos pelo país, atualmente se dedica ao campo da tecnologia e inovação nas áreas de arte educação, educação ambiental e agroecologia em paralelo com ações de ensino, pesquisa e extensão.
BIÓLOGA pela Universidade do Vale do Paraíba / Centro de Estudos da Natureza - São José dos Campos / SP; Larga experiência em desenvolvimento e execução de projetos em restauração ecológica, enriquecimento florestal, compensação e pesquisa ambiental; Desenvolvimento e implantação de metodologias de monitoramento e manutenção botânica; Implantação de soluções sustentáveis para paisagismo e arborização urbana; Elaboração de PRAD – Plano de Recuperação em Áreas Degradadas; Implantação de projetos em Agroecologia; Docência e orientação para disciplinas ambientais; Projetos em Áreas de Proteção Permanente (APP) e Unidades de Conservação (UCs), visando monitoramento e uso publico. Na startup APÓ contribui com a revisão técnica do manejo das mudas e práticas ambientais, bem como na metodologia do futuro viveiro oficial da iniciativa.
Graduando Licenciatura em Ciências Biológicas - IFSULDEMINAS campus Inconfidentes, atua com agroflorestas, meliponicultura e é membro do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Entomologia (NEA Raiz do Campo). Se dedica a estudar e pesquisar as abelhas nativas, esses importantes organismos na manutenção da nossa biodiversidade. As abelhas sem ferrão vieram desde a infância quando ganhou uma caixa de Jataí, com o tio e no sul de Minas Gerais onde conheceu um antigo meliponicultor da região, que lhe mostrou a diversidade de abelhas nas matas locais. Na startup APÓ faz parceria em projetos de educação ambiental com foco em restauração florestal e polinização.
Educadora social/popular e arte educadora há aproximadamente 20 anos, além de participar de movimentos sociais, associações e coletivos. Fomento e atuo em ações afro educativas em ambientes formais e não formais de educação, projetos pautados na Lei 10.639/03 focando na educação anti racista e decolonial.
Tecnóloga em administração com especialização em Recursos Humanos, MBA em Gestão de Negócios e Pós Graduação em Comunicação Digital e Mídias Sociais, atuou no segmento comercial por aproximadamente 10 anos, mais especificamente em projetos de tecnologia.
Apaixonado por programação e tecnologia desde 2015.
Atualmente cursa Engenharia de Software no INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações), afim de aprimorar suas habilidades e técnicas para enfrentar novos desafios.
Atua diretamente com desenvolvimento de softwares para empresas desde 2020, transformando conhecimento teórico em conhecimento prático na criação e implementação de soluções.
Na startup APÓ, desenvolve a programação do AppAPÓ.
Licenciado em Filosofia pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas), é Educador Ambiental e atua há 8 anos com projetos socioambientais na Amazônia, atualmente é Analista do Programa "Conservação para Gente", na Fundação Vitória Amazônica. Na startup APÓ, faz a ligação entre os projetos no sul de MG e os estados da Amazônia.
Formou-se em comunicação social e também em design gráfico pela ESPM-SP e trabalhou em diferentes frentes da comunicação. No campo do audiovisual, esteve no site Omelete e no Núcleo de Imagem e Som ESPM. Em seguida, atuou como especialista em Branding e Design para a América Latina na Oracle Brasil, antes de fundar seu próprio estúdio de design, o Chavs Studios. Hoje atua como Analista de Marketing na Vivo Empresas, além de ser ilustradora e pós-graduanda em animação e modelagem 3D pela Infnet - RJ. Sua trajetória multifacetada passou por uma vivência de cinco anos nas montanhas do Sul de Minas Gerais.Ali percebeu a intimidade da relação entre arte, natureza e educação. De 2017 a 2021, desenvolveu projetos de graffiti em Minas e São Paulo, sempre voltados a eventos de revitalização de escolas e regiões de vulnerabilidade econômica. Em 2022, junto à Iniciativa APÓ, realizou os murais do escadão de Inconfidentes, ação integrada com a educação das crianças sobre os insetos polinizadores e sua importância para a continuidade da vida no planeta. Acredita na arte e no design como ferramentas para que todos tenham suas vozes devidamente ouvidas, e para criar novas possibilidades em um mundo pós-capitalista.
Conheça seu trabalho em: https://chavsrenata.myportfolio.com/murais
Instagram: @renata_chavs
Professor e biólogo formado no IFSULDEMINAS campus Inconfidentes. Especialista em animais peçonhentos com ênfase em Educação Ambiental.
Fundador do Grupo ANDARILHOS - Grupo de professores e ambientalistas espalhados por cidades do Sul de Minas Gerais e São Paulo, onde ajudam a colaborar na discussão do Tema Preservação das Cobras.
No ano de 2012 começaram as primeiras ações do grupo, no início para cooperação nas demandas das pesquisas de campo, com o passar dos anos os encontros passaram a discutir Educação Ambiental dentro da temática das cobras.
Dentre as ações de conservação, o grupo atualmente conta com Instituto Butantan na permuta de animais com potencial de ameaça humana, sendo entregues mensalmente cobra peçonhentas para instituição.
Com integrantes nas cidades de Pouso Alegre/MG, Conceição dos Ouros/MG, Jacutinga/MG, Ouro Fino/MG, Campanha/MG e São Paulo, o grupo visa promover o tema em consonância com a Conservação Ambiental em toda a região e em suas redes sociais.
Na Startup APÓ realiza parcerias em eventos e ações da iniciativa.
Conheça mais sobre o trabalho: @proj.andarilhos
Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - campus Inconfidentes. Desenvolveu pesquisas e publicou artigos de biodiversidade de aracnídeos em Parques Nacionais e Estaduais de Minas Gerais, sendo membra ativa do núcleo de Zoologia do campus. Foi bolsista da CAPES por dois anos, onde desenvolveu projetos de ciências com foco em educação ambiental; também possui especialização em pericia, auditoria e participação em cursos na área do direito ambiental.
Atualmente cursa Pós Graduação em Gestão Ambiental pela Unicesumar e vem desenvolvendo projetos de reflorestamento e arborização urbana para municípios de Minas Gerais. Na startup APÓ, contribui no setor de marketing, orçamento, implementação e conquista de novos clientes.
Graduado em Engenharia Agronômica pelo IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, com especialização em Agroecologia pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal.
Possui vivências em sistemas de produção de alimentos de base agroecológica, sou parceiro na Startup APÓ na construção de projetos ligados à terra, desde ao estudo da qualidade e saúde da terra, pela técnica da Cromatografia Circular de Pfeiffer, método gerador de imagem que associa as formas e cores em papel impregnado de uma solução de solo por capilarização, aos teores de matéria orgânica, microvida, quantidade de enzimas, vitaminas e proteínas, e substâncias xenobióticas presentes no solo.
Elaboração de sistemas de cultivos agroflorestais, hortas comunitárias, jardins comestíveis, quintais agroflorestais, pomares entre outras formas de plantar, práticas agroecológicas que fortalecem a soberania alimentar de pessoas. Sou o filho que respeita a mãe natureza e amante da arte de colher o sol.
Pesquisa e conhecimento do cultivo de árvores nativas e reflorestamento, desempenhado originalmente pelos povos indígenas e comunidades quilombolas, junto à terra e seus recursos naturais.
Inovar e contribuir na ação contra a mudança global do clima.
AGROECOLOGIA
SUSTENTABILIDADE
BIODIVERSIDADE
Copyright © 2023 iniciativaapo.com
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.